domingo, 24 de maio de 2015

Wilson Cavancanti

E aí, como uma coisa leva a outra... Eu disse que o professor titular das turmas de desenho no Atelier Livre Xico Stockinger de Porto Alegre é o artista Wilson Cavalcante, o Cava, como todos o chamamos. Então, aí vai um pouquinho de quem ele é:

Wilson Cavalcanti
"Wilson Furtado Cavalcanti (Pelotas RS 1950). Pintor, gravador e desenhista. Conhecido como Cava, desde a juventude cria histórias em quadrinho. Ainda na adolescência, começa a estudar gravura e desenho no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Nesta escola se mantém de 1967 a 1979, tendo como mestres Danúbio Gonçalves (1925), Paulo Peres (1935), Carlos Martins (1945) e Marília Rodrigues (1937), entre outros. Entre 1974 e 1978, suas histórias em quadrinhos são publicadas em diversos jornais e revistas estaduais e nacionais, tais como Folha da Manhã, Pasquim,Planeta etc. Organiza junto com outros artistas um manifesto sobre Arte na Rua, no Ponto de Arte de Porto Alegre. Participa de dois livros de humor: 14 Bis, da Editora Garatuja e Antologia do Humor Gaúcho, da LPM Editora. Tem grande importância no cenário cultural de Porto Alegre, tendo fundado o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho, em 1988, o Atelier de Litografia Oficina 11, em 1992, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas (AINDA), em 1997. " 
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa24784/wilson-cavalcanti

"Desde 1998 passou a integrar o corpo docente do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2000 exerceu o cargo de secretário de Cultura de Viamão, RS. Em 2002-03 ministrou oficinas de gravura no II e III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. E em 2004coordenou as oficinas de gravura na Mostra Impressões: Panorama da Xilogravura Brasileira, Santander Cultural, Porto Alegre.
Suas obras constam nos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, do Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas (RS); do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, MARV, em Passo Fundo (RS), do Museu do Trabalho, em Porto Alegre, da Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão (SP) e do Museu de Arte Contemporânea de Santa Catarina, em Florianópolis."

2 comentários:

Graça Craidy disse...

Cava é único. Apaixonado, inquieto, sôfrego da vida e de suas esquinas, um talento que quanto mais , mais. Viva Cava!

Milena Teixeira disse...

Cava é Cava! rsrs